No passado dia 5 de junho, um grupo de alunos da EB 2,3 de Pevidém, sob orientação de alguns professores, assinalaram o Dia Mundial do Ambiente com a iniciativa ”Vamos limpar o Parque de Lazer do rio Selho”. Ao longo manhã, os vários grupos dividiram-se pelo espaço e, devidamente equipados, fizeram a recolha seletiva de diversos resíduos, retirando no total: 11 kg de plástico; 7kg de lixo indiferenciado; 5 kg de vidro e 1,5 kg de papel.
Esta ação visou sensibilizar e consciencializar a comunidade educativa para a preservação do ambiente e da biodiversidade, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar coletivo, promover hábitos de vida saudáveis e envolver e corresponsabilizar a comunidade educativa.
Para a concretização da atividade foi essencial o apoio da Casa da Juventude de Guimarães, do Laboratório da Paisagem, das juntas de freguesia (Selho S. Jorge e Selho S. Cristóvão) e da Associação de Pais da Escola E. B. 2, 3 de Pevidém. Esta ação envolveu ainda o Clube de Proteção Civil, os Programas Eco-Escolas e Pegadas, o Projeto de Educação para a Saúde e a Coordenação de Cidadania e Desenvolvimento, numa real articulação entre diversos elementos da comunidade.
“Estes jovens apresentam uma verdadeira consciência crítica sobre as problemáticas Ambientais e de Cidadania. E não ficam pelas ideias, eles avançam com projetos e nós professores só os orientamos, pois temos a certeza de que serão eles que farão a mudança necessária no futuro.” referiu a professora Susana Costa, Coordenadora dos Programas Eco-Escolas e Pegadas.