No âmbito de desafio “Declara-te ao planeta” foi proposto a todos os alunos que elaborassem um desenho que demonstrasse o amor pela Terra. Como os objetivos centrais visavam sensibilizar para a importância de cuidar do nosso Planeta e adotar comportamentos cada vez mais sustentáveis, entendemos que este era um bom ponto de partida para a elaboração do Poster Eco-Código. Assim, foram analisados todos os trabalhos realizados pelos alunos e elegeu-se o trabalho da aluna Beatriz Abreu do 7.ºE para servir de imagem central do poster.
Quanto às frases do Eco-Código, também foi lançado o desafio a todos os alunos. Após a receção de diversas participações, foram analisadas e selecionadas as frases que mais se adequavam aos temas trabalhados (Resíduos, Energia, Água, Espaços Exteriores, Biodiversidade e Alimentação Saudável) e ao trabalho desenvolvido ao longo deste ano na nossa escola, em termos de educação ambiental.
Posteriormente, o Eco-Código foi apresentado a todos os elementos do Conselho Eco-Escolas, tendo sido aprovado no dia 9 de junho.
Na última etapa deste projeto, uma equipa multidisciplinar partilhou ideias e concretizou o poster utilizando o Photoshop. Colocou-se como fundo, uma imagem de mar e associou-se à imagem central (trabalho da aluna) uma rede, a qual simboliza a pesca artesanal, aquela que por ser seletiva e de menor dimensão, causa menos impacte nos recursos vivos marinhos. A rede também simboliza a interligação e, por isso, as frases do Eco-Código estão dispostas ao longo da malha, acompanhando o movimento ondulatório.
Pretende-se passar a ideia de que todas as nossas ações estão interligadas num propósito comum: cuidar e proteger da nossa Terra!