O Agrupamento de Pevidém associou-se ao desafio proposto pela CPCJ, a Campanha de Prevenção dos Maus-tratos na Infância, que se assinalou em abril, um pouco por todo o mundo, e que pretende não descurar o olhar atento e o respeito da comunidade pela integridade física e psicológica das crianças e jovens.
A atividade proposta pelo PES e em articulação com os professores de EMRC, consistiu em criar um ou mais laços azuis, símbolo da campanha, para serem colocados no gradeamento da entrada principal, privilegiando um olhar obrigatório de pais e restante comunidade educativa sobre a problemática e a sua prevenção.
O slogan da campanha deste ano é “Serei o que me deres…que seja amor!”.
O “Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo a demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos. As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos. Uma das crianças terá morrido vítima das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.
Alejandra Ferreira (Prof. Coord. do Projeto PES)