O Agrupamento de Escolas de Pevidém através do seu Clube de Ciências e representado pela sua Coordenadora, Jenny Cunha, participou no 2º Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva em Lisboa, no dia 13 de outubro.
A abertura do evento contou com a participação do Diretor Geral da Educação, Pedro Cunha, do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira e de Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Após a abertura seguiu-se intervenções de ilustres investigadores na área das alterações climáticas, na área da inteligência artificial, na área da saúde e da alimentação. Todavia, a intervenção que mais deleitou os presentes foi a do biólogo de formação, Nuno Ferrand, atual Diretor do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e do Laboratório Associado InBIO) pelo seu grande poder comunicativo, uma intervenção que prendeu os ouvintes desde o primeiro minuto.
Seguiu-se a mostra de Ciência e Tecnologia dinamizada pelos vinte e um Centros de Ciência Viva do país e pelos Clubes de Ciência Viva na escola inscritos no evento.
Através de um poster digital e de uma conversa informal de alguns minutos, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo Clube Ciência Viva de Pevidém ao longo destes dois últimos anos à restante comunidade, numa Mostra de Ciência e Tecnologia. Foi destacado, entre outras atividades promovidas pelo Clube, a abertura da Oficina 3D – Modelação e Impressão 3D e da Oficina STEAM, que envolveram algumas dezenas de alunos do 2.º e 3.º ciclo, em horário pós-escolar, uma oferta educativa inovadora aberta à comunidade escolar, com o intuito de desenvolver a literacia científica e digital dos alunos.
O Clube Ciência Viva de Pevidém, ao longo deste ano letivo, tentará consolidar o trabalho já desenvolvido e alcançar ainda outros objetivos.
A Coordenadora,
Jenny Cunha