Caro(a) Encarregado(a) de Educação, Professor(a), Assistente Técnico(a), Assistente Operacional e demais Comunidade Educativa.
Informamos que neste novo ano de 2022, durante a semana de contenção, após Natal e Ano Novo e nestas primeiras semanas deste 2º período, tivemos um aumento do número de casos de COVID-19 no nosso Agrupamento de escolas, números nunca antes atingidos desde o início desta pandemia, resultantes desta nova variante e à semelhança do que se passa no país. Temos um somatório neste espaço temporal de cerca de uma centena de alunos(as), (cerca de 10%) ao que acresce o número de isolados por coabitantes positivos, menos de uma dezena (cerca de 5%) de professores (as) ao que acresce o número de isolados por coabitantes positivos, e mais de uma dezena (cerca de 30%) de assistentes operacionais ao que acresce o número de isolados por coabitantes positivos.
Este primeiro mês do ano de 2022 tem sido de uma pressão enorme sobre o Agrupamento para se manter tudo em funcionamento com segurança e dando resposta à comunidade. Agradeço a todas e a todos pela compreensão e o meu reconhecimento por este trabalho hercúleo que se vem realizando. O empenho de todas e de todos é louvável e de enaltecer, dando tudo e ainda mais um pouco por este Agrupamento e sua comunidade. A todas e a todos o meu ENORME BEM HAJA em nome das nossas crianças e jovens. Permitam uma palavra especial de apreço às nossas e aos nossos assistentes operacionais, que mesmo estando todos ao serviço, nunca são de mais, com estes números muito têm dado, não olhando a horários nem a esforços para que tudo funcione pelo melhor, merecem o nosso reconhecimento e agradecimento.
Relembro:
- O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19.
- O nosso Agrupamento está, em articulação com a Autoridade de Saúde Local/Unidade de Saúde Pública Local, a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2.
- Recomenda-se a todos os elementos da comunidade escolar, que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 – 808 24 24 24) ou outras linhas específicas criadas para o efeito.
Queremos assegurar que a comunicação será mantida de forma fluída e transparente.
Para mais informações, pode consultar, toda a informação disponibilizada nesta página do Agrupamento de Escolas de Pevidém ou mesmo site da DGS da COVID-19 (www.covid19.min-saude.pt).
Com os melhores cumprimentos e votos de muito cuidado e boa saúde.
Pevidém, 21 de janeiro de 2022
João Manuel Santos Pedro
Diretor do Agrupamento de Escolas de Pevidém