Saudações.

Caros Pais e Encarregados de Educação,
Caros Professores,
Caros Alunos,

O Exmo. Sr. Primeiro Ministro anunciou hoje, dia 21 de janeiro, após reunião de Conselho de Ministros, que os Jardins de Infância e as Escolas dos Ensinos Básico (1º, 2º e 3º ciclo) vão encerrar a partir de amanhã, sexta-feira, dia 22 de janeiro, pelo menos durante quinze dias (até ao dia 5 de fevereiro), determinação que abrange, obviamente, todo o Agrupamento de Escolas de Pevidém. Esta suspensão da atividade letiva, presencial e não presencial, em todos os níveis de ensino, equivale, na prática, a uma paragem, que se pretende venha a ser compensada num outro período de interrupção no decurso deste ano escolar.

Informações adicionais:

1.       “Rede de Escolas de Acolhimento:

A rede de escolas de acolhimento retoma a sua atividade, estando abertas as escolas para a receção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais e servindo refeições a alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar, com o envolvimento das autarquias, a fim de garantir a disponibilização das refeições necessárias.

2. Proteção de Crianças e Jovens em Risco:

As escolas de acolhimento estão disponíveis para receber, presencialmente, as crianças e jovens em risco sinalizados pelas CPCJ.

3. Apoio aos alunos com medidas adicionais:

Sempre que necessário, são assegurados os apoios terapêuticos prestados nos estabelecimentos de educação especial, nas escolas e pelos Centros de Recursos para a Inclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, para os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais, salvaguardando-se as orientações das autoridades de saúde.

4. Calendário Escolar:

Em função da evolução e duração da suspensão das atividades letivas e educativas, poderão vir a ser introduzidas alterações ao calendário escolar, para compensar e apoiar os alunos.”

Reflexão/Pedido/Confiança:
Não apenas como Diretor do Nosso Agrupamento, mas também enquanto pai e ser humano, apelo de forma veemente à Responsabilidade Individual. É consensual que os comportamentos individuais são fulcrais para a contenção da pandemia, por isso, cada um de nós, por nós e por todos os outros, devemos cumprir sempre e na íntegra as indicações do confinamento, das regras de higienização, da distância de segurança, da etiqueta respiratória, do uso de máscara, ou seja, tudo o que fazíamos dentro do Agrupamento e se pretende que continue fora muros. Assumamos cada de nós, individualmente, essa responsabilidade coletiva, estamos em luta pela preservação da saúde e de vidas humanas.
Compete-nos amenizar junto das crianças e dos jovens o impacto desta situação e garantir o maior apoio possível aos que estão em situações mais frágeis.
Confio plenamente na Nossa comunidade escolar, temos dado uma resposta excelente, dentro das limitações e dificuldades, desta situação terrível e inédita que assola todos nós. Sei por isso, que podemos contar com todos vós, agradecendo todo o trabalho feito até agora, toda a colaboração dos Pais e Encarregados de Educação, das suas Associações, dos nossos parceiros, das juntas de freguesia e autarquia, dos Nossos alunos que tão bem assimilaram e respeitaram as novas regras de funcionamento e proteção da saúde, o enorme profissionalismo e sentido de missão dos Assistentes Operacionais, dos Assistentes Técnicos, dos Técnicos Superiores e dos Professores e Educadores, profissionais da educação de excelência.
Sei que assim vai continuar a ser, todos juntos vamos lutar e vencer este inimigo invisível e nunca esqueceremos as funções educativas e sociais do Nosso Agrupamento.
Como sempre, podem contar comigo e connosco para o que for necessário.

Permitam que a minha última palavra seja para as Nossas Crianças e Jovens, eu sei que este momento que atravessamos é de grande dificuldade e muito “estranho”, mas acreditem, vamos vencer e no fim tudo vai ficar bem!

Protejam-se sempre! Votos de muita saúde! E não esqueçamos o estudo!

Com cordiais cumprimentos,

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Pevidém
João Manuel Santos Pedro