Ao longo do mês de novembro, comemorou-se, o que inicialmente foi pensado como, a Semana da Ciência e Tecnologia. A iniciativa partiu do Clube Ciência Viva de Pevidém e incluiu atividades diversificadas ao longo do mês, tendo integrado iniciativas nacionais, nomeadamente da EseroPortugal em “Espaço vai à escola” e articulado com alguns grupos disciplinares e projetos da escola, nomeadamente o PESES e a biblioteca escolar.

A 7, 20 e 23 de novembro, os alunos do 3.º ciclo do Agrupamento, sobretudo os do sétimo e oitavo ano de escolaridade, tiveram oportunidade em contactar presencialmente com cientistas, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Dr. Ilídio André Costa; do Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho, Doutor Renato Henriques e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Doutor Paulo Maurício, em palestras com temáticas muito apelativas. As palestras intitularam-se “Com a verdade me enganas”, “Veículos aéreos não tripulados usados em ciência” e “Da Idade da Magia a Galileu”, todas elas direcionadas para o desenvolvimento de conteúdos relacionados com a Astronomia, interligando-os com várias áreas disciplinares, nomeadamente Físico-Química, Ciências Naturais, História e Geografia. A palestra “Veículos aéreos não tripulados usados em ciência” foi aquela que mais despertou o interesse e o entusiasmo dos alunos, principalmente quando descobriram as potencialidades no uso de drones em ciência e manipularam óculos de realidade virtual. Falta ainda referir que para criar este ambiente “espacial” na biblioteca utilizaram-se os trabalhos dos alunos, maquetes de instrumentos de observação e exploração espacial, solicitadas na disciplina de Físico-Química.

Mas as atividades desenvolvidas não se resumiram apenas a palestras. Também foi organizada uma ação de capacitação para professores e técnicos alocados no agrupamento, em Modelação e Impressão em 3D, ministrada pelo Centro de Formação Cenfim, que decorreu a 22 e 29 de novembro. E ainda, criaram-se as condições para 17 alunos do sétimo e oitavo ano de escolaridade representarem a escola, nas Olimpíadas de Astronomia, tendo decorrido a prova nacional online, a 29 de novembro do corrente mês. Não podemos ainda esquecer, da Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro, em homenagem a Rómulo de Carvalho, sob pseudónimo António Gedeão, um grande poeta e divulgador da ciência, através de uma iniciativa intitulada “Instantes de Ciência” – com a afixação nas portas das salas de aulas de poemas da sua autoria e de curiosidades relacionadas com a ciência.

Finalmente, numa ação conjunta entre o Clube Ciência Viva e o Projeto Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES) foi organizado uma atividade a 30 de novembro, dirigida a alunos do 5.º e 6.ºano, onde se reforçou a importância dos hábitos de higiene, sobretudo a lavagem das mãos, de forma a evitar a proliferação de doenças. Dessa iniciativa, o Clube Ciência Viva ficou responsável pela dinamização do workshop “Produção de sabonetes artesanais e a importância da manutenção dos hábitos de higiene”, que contou com o envolvimento dos alunos afetos ao clube como monitores, dando instruções e ajudando os colegas mais novos nos procedimentos na feitura de um sabonete, onde os conceitos de fusão, solidificação, difusão, corantes, aromatizantes, entre outros, estiveram bem presentes.

Em suma, foi um mês repleto de atividades científicas!

A Coordenadora do Clube Ciência Viva de Pevidém,
Jenny Cunha.