Dia da Floresta Autóctone assinalado na Escola Básica de Gondar
O Dia da Floresta Autóctone, celebrado a 23 de novembro, tem como um dos objetivos realçar a importância das espécies que integram o património florestal, e os alunos da Escola Básica de Gondar fizeram questão de o assinalar com uma sementeira de bolotas.
Sendo a bolota o fruto de árvores que pertencem à família dos carvalhos, pretende-se com esta iniciativa observar a sua germinação e, posteriormente, proceder à plantação dos carvalhos bebés daí resultantes.
Na nossa região, o carvalho faz parte do leque de árvores que integram a floresta autóctone e como tal a sua plantação e/ou proteção reveste-se de enorme importância, contribuindo fortemente para a resiliência do território face às alterações climáticas. Os efeitos das espécies autóctones são evidentes ao nível da conservação da natureza, em particular pela capacidade de promover a diversidade da fauna e da flora, estabelecendo um património natural e ambiental, que são a fonte de diferentes formas de vida essenciais e inteiramente imprescindíveis para a riqueza do nosso país.