A Escola Básica de Gondar candidatou-se ao projeto “DEVOLVER À TERRA”, tendo sido uma das 100 escolas selecionadas a nível nacional para o desenvolver.
“DEVOLVER À TERRA” tem como objetivo promover boas-práticas ecológicas entre os mais novos, nomeadamente a valorização de resíduos orgânicos e a sua transformação em composto de grande qualidade. Após compreenderem o processo da compostagem, os alunos poderão verificar como resíduos, sem valor aparente, podem ser muito úteis para fertilizar os jardins e hortas escolares, desviando assim toneladas de resíduos dos nossos aterros e poupando toneladas de emissões de CO2.
A compostagem doméstica é um método simples de reciclagem de resíduos orgânicos resultantes da confeção de refeições e da limpeza de espaços verdes. Ela pode facilmente ser posta em prática, quer pelas escolas, quer pelas famílias. Desta forma produzir-se-á composto, um material rico em nutrientes, que permite devolver ao solo a matéria orgânica reciclada. Por outro lado, pretende-se fomentar, junto dos mais jovens, práticas mais ecológicas e hábitos mais saudáveis.
No passado dia 13 de outubro, realizou-se uma sessão de formação online (através da plataforma Zoom) direcionada aos professores, alunos e assistentes operacionais que estão diretamente envolvidos no projeto.