Os vinte e cinco alunos inscritos na Oficina 3D e STEAM do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Pevidém e outros, que participaram nas iniciativas deste Clube, participaram juntamente com 225 alunos de todo o país, na atividade intitulada “Treinar como um astronauta” da Missão X, no Pavilhão do Conhecimento de Lisboa – uma iniciativa da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial do Reino Unido, coordenada a nível nacional pela Esero Portugal.
Foi proposto aos alunos, através de atividades, treinarem como astronautas em Terra.
As atividades práticas propostas, tentaram reproduzir as sensações e os desafios sentidos pelos astronautas no Espaço e numa Estação Espacial – flutuar no Espaço, caminhar e recolher amostras na Lua, movimentar-se dentro da estação espacial, até mesmo, o ficar de cabeça para baixo, foi conseguido! Ao longo das atividades foi reforçada a importância do exercício físico na saúde dos astronautas de forma a vencer as exigências do Espaço, mas também teve como objetivo incentivar a adoção do exercício físico nas nossas práticas diárias, de forma a melhorar a nossa qualidade de vida.
Os alunos viram respondidas algumas curiosidades, tendo passado com mérito a sua primeira missão espacial, que venha já outra!
Para relaxar de um dia tão intenso, tendo iniciado esta aventura ainda a luz da alvorada não tinha raiado, visitamos o Oceanário de Lisboa. Descontraidamente os alunos percorreram os corredores do Oceanário e registaram na galeria de imagens de seus telemóveis, inúmeras fotos de animais marinhos de variadíssimas espécies. Para além dos tubarões, mantas e as lontras, o que lhes despertou mais atenção foi o peixe-lua, pelo seu formato verdadeiramente estranho!
Depois de tanta atividade, seguiu-se uma longa viagem de regresso, e quando o autocarro parou na escola, já o relógio indicava um novo dia!
A Coordenadora do Clube Ciência Viva, Jenny Cunha